Dicas para ir bem na redação do ENEM

1.11.19


O ENEM está chegando aí e um dos ''vilões'' da prova é a redação. Hoje vim te mostrar que ela não é um bicho de sete cabeças e que você pode ir muito melhor do que imaginou, anota todas as dicas e bora praticar! 



1. Identifique o problema
O intuito do ENEM é apresentar uma temática e fazer com que o aluno elabore um texto de forma coerente e coesa, promovendo uma solução para o problema. Então o primeiro passo é a identificação do problema. O que está sendo lhe apresentado? Do que se trata? O que é necessário resolver?

2. Início, meio e fim
Sim, bem clichê falar que o texto deve ter início, meio e fim, mas necessário frisar. Muitas vezes acabamos tendo ideias em excesso, colocando tudo no papel e embaralhando todas elas. É necessário delimitar suas ideias e identificar o melhor momento para abordar cada uma delas.

3. Perguntas introdutórias
No início do texto podemos fazer uso de 4 perguntinhas que utilizamos na área do jornalismo, que são: quem?, quando?, onde? por que?, elas servirão como guia e iniciar o texto respondendo-as irá lhe proporcionar maior clareza das ideias e organização. Qual o seu problema? Quando ele acontece? Onde? Quem são os responsáveis? Não precisa dar muitas explicações aqui, basta ser objetivo. 

4. Desenvolvimento
Na segunda parte do texto, o meio, é desenvolvido as ideias, falando mais sobre o problema, suas causas e identificação de fatores como ''quem, onde, como e por que''. É importante que suas ideias tenham um embasamento teórico, uma justificativa plausível, nada de ''achismos'', é necessário mostrar certeza sobre o que está sendo escrito.



5. Conclusão
Na finalização do texto, concluímos com uma solução para o nosso problema identificado no primeiro parágrafo. Podemos iniciar a conclusão com algumas palavrinhas mágicas, como ''por tudo isso'', ''concluí-se que'', ''portanto'', ''sendo assim'', dentre outras. 

6. Coesão e Coerência
É extremamente importante e fundamental que sua redação seja coerente, ou seja, que suas ideias tenham um embasamento e uma justificativa plausível, e que seja coesa, que suas ideias tenham ligação entre si. Não adianta ocupar todas as linhas falando, falando, e no fim, não falar nada né? Alinhe suas ideias e busque a ligação entre elas. 

7. Simplifique
Palavras bonitas não são sinônimo de nota alta. Busque pela simplificação, pois quanto mais simples, melhor você consegue organizar seus pensamentos e mais fluído ele ficará, pois não será nada forçado e não te dará dor de cabeça no final.

8. Tenha calma
Dica importante: deixe para fazer a redação logo no início da prova, assim você não fica ansioso no final e tem mais tempo para pensar e elaborar um texto com calma e concentração. Você tem tempo suficiente, então não se apresse. Utilize o caderno de rascunhos, organize seus pensamentos, e só depois de ter certeza coloque-o na folha de redação. 


Boa prova a todos e não esqueça: sua nota não define quem você é. Você é especial e inteligente ♥ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL