Reserva de Emergência: Como fazer a sua + Planilha financeira gratuita para download

2.9.19


A reserva de emergência consta em juntar dinheiro para 6 meses do seu custo de vida, de modo com que você consiga ficar ''de boa'', sem precisar de dinheiro e vivendo da mesma forma como você vive, por 6 meses. Parece um tanto quanto impossível juntar dinheiro? Calma, o post de hoje está recheado de dicas, bora conferir?



Infelizmente a Reserva de Emergência não é feita pela grande maioria das pessoas, muito menos tem a devido atenção que deveria. Muitos não fazem reserva de emergência ou sequer sabem o que de fato ela é.

 crédito da imagem


Antes de sair juntando dinheiro feito louca, é necessário saber qual o seu custo de vida atual, para isso você deve anotar todos os seus gastos.


Ter uma planilha de gastos é fundamental. 
E saber economizar e guardar dinheiro também.


Para lhe ajudar, preparei uma planilha financeira totalmente gratuita, basta inserir seus gastos e ela soma automaticamente, facilitando sua vida:






Feito isso, com todos os seus gastos anotados, é hora de ver quanto você precisará na sua reserva de emergência.

A reserva de emergência constitui-se de 6 meses do nosso custo de vida.

Por exemplo: Digamos que nosso custo de vida atual é de R$ 2.000,00/mês (valor apenas para usar de exemplo), a reserva emergencial deve ser então de R$ 12.000,00.

 créditos da imagem


A reserva de emergência serve, óbvio, para emergências, do tipo perda de emprego, acidentes, dentre outros fatores que não estão previstos em nosso planejamento e que requerem mais dinheiro do que o habitual.



Para isso, é importante fazer a reserva e deixar o dinheiro em uma conta separada, para que não possamos gastar com coisas desnecessárias e não emergenciais.

Ah, nem pense em deixar na poupança hein! A poupança rende pouquíssimo e o ideal é deixar o dinheiro aplicado em um lugar que renda mais do que isso, assim vamos ter ainda mais do que o planejado.

 créditos da imagem


→ Alguns lugares para deixar o seu dinheiro:

• Tesouro Selic - é hoje um dos investimentos mais seguros se tratando do Tesouro e rende mais do que a poupança;



Nuconta e Banco Inter - ambos rendem 100% do CDI e são protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), também rendendo mais do que a poupança.


 crédito da imagem


Após ter sua reserva de emergência você pode investir todo o dinheiro que antes ia para ela, em renda fixa ou variável, fazendo seu dinheiro render ainda mais!


E aí, já fez sua reserva? Se ainda não, guarde as dicas do post e bora já começar a sua! ♥

* Os créditos das imagens estão nelas próprias, basta clicar em cima. ♥ 


Um comentário:

  1. Sem dúvida faço parte dos 86%, estou vivendo para pagar contas, mas não vejo a hora de passar para os 14%, chega de juros pelo amor de Deus hahaha

    Beijoss
    Paloma do blog Vida de Sonhos
    www.vidadesonhos.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL