Que Tipo de Investidor você é? - Dicas para Começar a Investir

31.5.19



Desde que comecei a ler mais sobre finanças e cuidar melhor do meu dinheiro, muitas dúvidas surgiram. Dentre elas, escolher qual o melhor investimento pra mim, se renda fixa ou variável. 


O que vale para mim, pode não valer/significar o mesmo para você. Por isso, é importante descobrir qual o seu perfil de investidor antes de começar de fato a investir

Se você já abriu sua conta em uma corretora já deve ter se deparado com links para descobrir seu perfil, mas se ainda não abriu uma conta ou ainda não clicou nesses links, calma que tenho a resposta. 

Existem 3 perfis básicos de investidores: os conservadores, os moderados e os arrojados. E como descobrir em qual você está inserindo? Bom, acompanhe os detalhes de cada um:


Investidor Conservador 


Se você não suporta a ideia de saber que pode perder dinheiro e não quer arriscar, este é o seu perfil. 
O investidor conservador prefere segurança na hora de investir e não ter surpresas desagradáveis na hora de conferir seu extrato. 
Para esse tipo de investidor, recomenda-se investir a maior parte do seu dinheiro, ou todo ele, em renda fixa, como por exemplo:
• Tesouro Direto
• CDB
• LCI/LCA
• Fundos de renda fixa



→ Investidor Moderado


O investidor moderado é aquele que almeja sim segurança em seus investimentos, mas está disposto a arriscar mais para ter uma maior rentabilidade. Este tipo de investidor possui um leque de opções mais amplo, investindo em mais categorias, e sabendo analisar melhor o mercado, não tendo medo de arriscar. O investidor moderado busca ampliar seu patrimônio mais rapidamente e com maior retorno, aceitando perder até certo limite de seu dinheiro para chegar até suas metas.
Para esse tipo de investidor, além de investimentos em renda fixa, também recomenda-se a aplicação em fundos multimercado, os quais oferecem maior rentabilidade. 



→ Investidor Arrojado


Também conhecido como investidor agressivo, esse tipo de investidor não tem medo de arriscar seu patrimônio e está disposto a ter maior rentabilidade, mesmo que os riscos sejam elevados. 
Este tipo de investidor conhece bem o mercado financeiro, estuda e faz análises frequentes, tendo mais consciência e noção de onde aplicar seu dinheiro, elaborando estratégias a fim de alcançar um maior retorno. Para este tipo, recomenda-se a aplicação em renda variável, a bolsa de valores. 
Vale ressaltar também que o investidor arrojado possui, além de preparo técnico, preparo emocional, sabendo lidar com as oscilações do mercado, pois almeja acumular ganhos que superam a média. 
  



Para facilitar ainda mais a descoberta de qual tipo de investidor você é, encontrei um site com teste gratuito para descobrir seu perfil: trata-se do Eu Quero Investir! e o link está aqui


Descoberto seu perfil, bora começar a investir seu dinheiro e aumentar seu patrimônio? 


Imagens: Pixabay


2 comentários:

  1. Que legal, adorei saber dos tipos de investidores, acho que eu seria o conservador rsrs, mas você poderia fazer algum post ensinando a investir? Eu me interesso muito por esse assunto!

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL