Empoderamento Feminino: Review ''God is a Woman'' - Ariana Grande

em 21.8.18


Lançado no último dia 17, o novo álbum de Ariana Grande, ''Sweetener'', vem recheado de significados, mensagens e ganhando cada vez mais repercussão pelo mundo afora.

Numa de suas faixas, intitulada ''God is aWoman'', ou Deus é uma Mulher, Ariana Grande faz referência ao poder feminino.


Vários pontos são abordados no clipe oficial, lançado no dia 13 de julho, como:

• A energia feminina como centro do mundo
No inicio do clipe, Ariana aparece no centro do cosmos, fazendo-o girar conforme seus movimentos, mostrando que a mulher pode controlar o mundo a sua volta, dominando-o e não sendo submissa.



• Mitologia Grega
Em várias partes do clipe Ariana faz referência a mitologia grega. Na cena da imagem abaixo, ela se refere a Afrodite, a deusa grega do amor, da beleza e da sexualidade, responsável por perpetuar a vida, o prazer e a alegria. Segundo a mitologia grega, Afrodite teria nascido dos órgãos genitais de Urano, que foram atirados ao mar. Da espuma, ergueu-se então a deusa do amor. 


Além de Afrodite, Cérberoo monstruoso cão de três cabeças que, segundo a mitologia, guardava a entrada do mundo subterrâneo dos mortos, deixando que as almas que entrassem jamais saíssem, também se faz presente no clipe, sendo comparado com a força e poder feminino



Agressão verbal
Em um determinado momento, a cantora pop também mostra a agressão verbal sofrida diariamente por nós mulheres. Sentada, imitando a posição da estátua ''O Pensador'', do francês Auguste Rodin, Ariana se mostra séria e sem dar importância aos insultos que recebe de minúsculos homens que estão à sua frente, mostrando o quanto temos que nos calar e ignorar ao ouvir comentários e críticas machistas diariamente. A referência a estátua simboliza a inteligência da mulher, mostrando-se superior ao não se deixar levar por mentes medíocres e insultos de quem não as conhece e definem-se como melhores e superiores por serem do sexo oposto.



• Madonna
Não é a primeira vez que Ariana faz homenagem à rainha do pop, desta vez ela recita a mesma passagem bíblica que Madonna recitou em seu clip ''Pulp Fiction'': “E eu atacarei com grande vingança e raiva furiosa aqueles que tentem envenenar e destruir as minhas irmãs. E vais saber que o meu nome é Senhor, quando a minha vingança cair sobre ti.” Ezequiel 25:17 Fazendo referência ao fato das mulheres buscarem serem unidas, em prol de uma mesma causa: a igualdade de gênero. 

• A mulher como Mãe
Ariana busca, ao longo do clipe, mostrar a importância da mulher na sociedade. Numa das cenas, ela novamente faz referência à mitologia grega, com a lenda de Rómulo e Remo, que foram abandonados na margem do rio Tibre e encontrados por uma loba que os amamentou. Simbolizando a loba, a cantora busca mostrar que a mulher pode cuidar de todos que precisam dela, tendo amor e compaixão mesmo sem ter laços sanguíneos.  




• Diferença 
Em inúmeros lugares do mundo todo, a mulher é estimulada e forçada a ser como as outras. A seguir padrões e regras estipuladas por uma sociedade machista, onde a mulher não tem voz e não pode usar e dizer o que bem entende. Ariana mostra que devemos sim ser diferentes, aparecendo vestida totalmente diferente das demais mulheres que aparecem na cena, e virada de frente, também ao contrário. Ela nos mostra algo que sabemos, mas que muitas vezes não colocamos em prática: que cada uma tem seu estilo próprio, cada uma faz suas próprias regras, usa o que a faz sentir-se bem e é livre para fazer suas escolhas e decidir o que é melhor para si.


O clipe ultrapassa 92 milhões de visualizações no YouTube e seus múltiplos significados e o empoderamento feminino o torna um dos hits mais populares do novo álbum da cantora.

Deus é uma Mulher
A imagem usada no início desse post refere-se a obra de Miguel ângelo, ''A'criação de Adão'', a qual retrata Deus, tocando em Adão, a primeira criatura criada. No clipe, Deus é simbolizado por Ariana Grande, uma mulher, a qual  toca outra mulher, sendo ela a primeira criação.

Falando da realidade e buscando mostrar a todos o que a mulher enfrenta todos os dias, o quanto ela é forte, inteligente e corajosa, e mesmo assim subestimada, ''God is a Woman'' mostra quantas lutas enfrentamos diariamente, mas mesmo assim somos consideradas o ''sexo frágil''. Mostra o quanto podemos dominar o mundo, mas em inúmeras vezes nos fazemos calar. Mostra o quanto somos fortes em todos os sentidos e que o empoderamento feminino não é uma moda, não se trata de fazer drama, se trata de se fazer ser ouvida e buscar por um mundo melhor, onde todos saibam que a mulher pode fazer/falar/vestir o que quiser e que isso não a fará menos mulher! 



Confira o clipe oficial: 


Imagens: divulgação clipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥





Últimas do Instagram

Topo