Dicas para fotografar melhor usando o seu celular

em 17.4.18


Oooooi galerinha! 
Que saudade que eu tava de vir aqui! 
Tudo belezinha com vocês? 
To tentando ter mais tempo pro blog e seguir um cronograma de posts e atividades bem legais, juro que até mês que vem consio botar em prática! hahaha
Hoje trouxe um post recheado de dicas interessantes pra ti que é apaixonado por fotografia e busca a cada dia fazer cliques melhores! Bora conferir? ♥


Hoje em dia temos uma enorme facilidade de fotografar as cenas, objetos e paisagens ao nosso redor. Com a crescente expansão das redes sociais, e ainda mais o Instagram, tirar bons cliques se tornou algo que todos querem. É aquela famosa história do ''tirar 20 fotos e aproveitar uma''. Quem nunca né? kkkk Escolher o melhor ângulo, filtro, caras e bocas nem sempre é tão fácil e, em inúmeras vezes, realmente tiramos muitas fotos e aproveitamos poucas delas. 

Atualmente eu estou finalizando uma cadeira de Fotografia e Iluminação Digital do meu curso (Produção Multimídia), e aprendi muita coisa bacana que resolvi compartilhar por aqui. No post de hoje, selecionei algumas dicas para podermos aproveitar mais nossas fotos, caprichando na hora dos cliques e não tendo que excluir a maioria delas depois. Confere só: 

      

Parte de suma importância no trabalho, afinal, sem inspiração não é possível desenvolver nada não é mesmo? A inspiração pode surgir de diversos lugares. Qual lugar te deixa inspirada? Onde você vai que dá vontade de tirar várias fotos? Pesquisar por hashtags no Instagram, Pinterest, We♥It e até mesmo o próprio Google Imagens, pode nos dar ótimas inspirações e pensar em cliques que nem imaginávamos que podíamos fazer e estarem ao nosso alcance. Dá pra fazer tanta foto legal, basta soltar a criatividade e saber olhar com mais atenção as coisas ao nosso redor.

      
Na composição, é a hora de analisar as cores, formas e texturas que vão compor nossa foto, sempre tentando buscar uma união entre os elementos. O que você vai fotografar? Como você vai transmitir nessa foto a mensagem que quer? Quais cores vão compor essa imagem? Analise tudo. 

      

A luz é a parte principal da fotografia. Sem luz não temos cor, tudo fica escuro, e aí já viu né? Não sai fotografia. Existem diversos tipos de luz, e métodos para aproveitarmos melhor esse tipos. A luz natural, vinda do sol, é ótima para qualquer tipo de foto. Temos ainda a luz das diversas lâmpadas existentes, flashs, dentre outras. 
wA luz deve ser escolhida conforme o tipo de foto que se quer. E ainda podemos usar acessórios para proporcionar uma foto mais nítida, mais marcada, mais clara ou mais escura, brincando com as sombras que se formam conforme a direção da luz. 
Podemos usar rebatedores, cartolinas, papel ou até mesmo tecidos para iluminar melhor os objetos/pessoas, distribuindo a luz conforme o que queremos evidenciar ou esconder. 

      

Nessa parte, escolhemos o que vai ser mostrado no nosso clique. A distribuição dos objetos ou onde a pessoa deve ficar é importante pra não sobrecarregar nenhum lado da imagem, fazendo com que assim, as pessoas não fixem os olhos em uma determinada parte da fotografia, mas sim apreciem ela como um todo, fazendo os olhos dançarem sob a imagem. Aqui é fundamental analisar todos os elementos que serão mostrados no clique, vendo quais lugares colocá-los, quais não deverão aparecer... 

      

Por último, mas não menos importante, a edição. Aquela que dá um up nas fotos, que tonaliza as cores, desfoca alguns objetos, dá mais vida a outros e faz uma infinidade de outras coisas que deixam nosso clique ainda mais lindo. 
Indico aqui dois programas. O primeiro é VSCO Cam, app para celular, gratuito e disponível para Android e IOS. Nele temos vários filtros bacanas e ainda podemos regular luz, sombra, contraste, matiz, dentre outras coisas. E o GIMP, um software semelhante ao Photoshop, só que gratuito. Descobri o GIMP no curso que faço, e foi uma ótima indicação! O programa tem várias funções e não perde para o Photoshop, atendendo bem as nossas expectativas, além de ser bem fácil de usar. 



Quero indicar aqui também, pra ti que gosta de fotografia e quer se aprofundar na área o curso online Fotografe Já! O Curso foi desenvolvido pela Professora Simxer, redatora e criadora do Portal Foto Dicas Brasil (www.FotoDicasBrasil.com.br). É um curso destinado a fotógrafos iniciantes e amadores, que queiram aumentar a qualidade das suas fotos. 
Com um método próprio desenvolvido à partir da experiência de mais de 20 anos fotografando profissionalmente, a Simxer resolveu fazer este curso com Vídeo-Aulas sobre Fotografia com a intenção de levar mais conhecimento para os amantes da Fotografia. Nele se aprende desde as funções e configurações da câmera, até a edição de fotos. 
É um curso bem bacana, e na página deles vocês podem conferir o depoimento de diversos alunos. 
Pra conferir só acessar o link: aqui

Bora fazer fotos ainda melhores? 
Comenta aqui sugestões para os próximos posts! 
Beeeeijos! ♥ 

4 comentários:

  1. Luz natural é uma maravilha, adorei as dicas, bjs.

    Visite: http://www.carpediemmica.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Melhor coisa ♥
      Que bom que gostou lindona ♥

      Excluir
  2. Edição é vida!!! Depois que descobri o VSCO e o lightroom a qualidade das minhas fotos mudaram drasticamente! Amei as dicas,. adoro fotos com ângulos diferentes também.

    Beijos, Gi.
    Blog Dicas da Gi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo o VSCO, um app completo ♥
      Em breve vou trazer mais posts assim ♥

      Excluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥





Últimas do Instagram

Topo