Reeducação Alimentar: Dicas, receitas, inspirações e muito mais!

30.8.17


Oooooooi galerinhaaaaa!
Tudo belezoca? 
Juro que tento não ficar longe do blog, mas infelizmente as coisas não ocorrem como queremos e acabo passando bastante tempo sem blogar... :(  Hoje vim falar de algo que fiquei muito tempo sem falar aqui no blog, só pra variar né kkkk...  Ta em busca de uma alimentação equilibrada e uma vida mais saudável? Então cola aqui que vou te contar tudinho!


De um ano pra cá eu resolvi mudar meus hábitos alimentares e, aos poucos, consegui tirar alimentos da minha rotina que antes não me imaginava sem. Semana passada, quando fui na nutricionista, ela me disse que meus hábitos alimentares são excelentes e ouvir isso depois de muito persistir é gratificante ♥ Por isso, resolvi vir aqui contar um pouquinho de tudo que venho fazendo e trocando. Senta, que o post vai ser longoooo! hahaha

A maioria das pessoas não entendem perfeitamente a reeducação alimentar, o que torna ainda mais dificil a mudança, pois elas teimam em pensar que isso é uma dieta e, sendo dieta, um dia logo vai acabar. E não é bem assim. A reeducação alimentar serve justamente para ''abolir'' os hábitos alimentares antigos, te proporcionando uma vida mais saudável. 


Troca de alimentos


A troca de alimentos é essencial. Comece aos poucos. Veja algumas trocas que você pode fazer:

Leite integral → Leite semidesnatado
Pão de forma → Pão integral 
Açúcar cristal → Açúcar Mascavo
Queijo amarelo → Queijo Branco 

Essas três trocas foram as que comecei minha reeducação alimentar. Com o passar do tempo, você acaba desgostando dos produtos que consumia antes. Eu, por exemplo, comecei a detestar leite integral, não tomo mesmo, a não ser que eu bote bastante café junto pra não sentir quase o gosto dele.

As mudanças não precisam ser radicais. Assim como mostrei nos exemplos, você pode optar pelas versões mais saudáveis e menos calóricas de cada produto. Não precisa pular direto pra versão desnatada do leite, ou ainda partir pra um adoçante stevia.

Aos poucos, com essas trocas, você vai perceber que seu organismo gosta e vai reagir muito melhor, o que te dará mais animo e vontade para fazer trocas mais maiores, como por exemplo: eu aboli o açúcar do meu cafézinho com leite diário. Foi aos poucos, comecei trocando o açúcar, depois colocando menos colheres, até que comecei a não adoçar mais e hoje é super de boa.


Opte por produtos integrais


Depois dessas pequenas trocas, automaticamente você já vai começar a procurar mais por produtos integrais. Vai trocar a farinha branca (que é a principal vilã da nossa barriga) por farinha integral, vai preferir os produtos light, zero açúcar, etc.

Pães. massas, biscoitos, arroz... os integrais aos poucos vão invadir os armários da tua cozinha e você vai descobrir coisas maravilhosas! 

Não se deixe enganar por todos os produtos que se dizem integrais, é super importante ler as informações nutricionais. É chato? No começo é sim, mas depois que você pega o hábito, isso se torna frequente e você faz sem nem perceber.


Verduras e frutas


Inserir verduras e frutas na alimentação é de suma importância! Em média, todos devem comer, em média, 3 porções de frutas por dia, não é a fruta inteira, e sim porções delas, além de verduras e ''verdes'' a vontade (alface, agrião, rúcula, brócolis...)

Elas são ricas em vitaminas, saciam a fome e nos dão mais energia.

Opte pelos produtos orgânicos, que são livres de agrotóxicos e fazem ainda melhor pra nossa saúde.


Horários


Ficar sem comer é um dos piores erros que cometemos. Tanto para quem quer ganhar peso, quanto para quem quer perder. Não se deve de jeito nenhum ficar sem comer.

''Ah, mas eu to sem fome agora!''Come uma fruta, toma uma batida, qualquer coisa, quanto mais tempo você ficar sem comer pior é. Porque?

1- Quando você for comer,vai comer muito além do que deveria, pois seu organismo ta precisando de mais energia;
2- Você vai queimar o músculo;
3- Você vai se sentir menos disposto a não sair do foco. 

Comer de 3 em 3 horas, ou no máximo de 4 em 4 horas, é o que os médicos indicam.

E água, direto.


Motive-se 


É difícil? Sim! Bastante. Só que com o passar do tempo você coeça a ver os resultados.

Hoje eu aboli a farinha branca, o refrigerante e até mesmo o suco na hora do almoço. Zero fritura. Açúcar em quantidade beeeeem menor que antes. Eu levei quase um ano, mas consegui fazer uma baita mudança na minha alimentação. E você também pode!

Pra isso, tenha sempre em mente o seu principal foco: sua saúde. Você vai notar que depois de mudanças na alimentação tudo melhora: cabelo, pele, unhas, até mesmo o nosso humor! 

Foque nos seus objetivos. E não se deixe cair nas tentações do dia a dia. Tente optar por produtos integrais e orgânicos. Deu vontade de comer chocolate? Procure um 70%, ou mais, cacau. Deu vontade de comer ovo frito? Faça com óleo de coco! Você não precisa parar de comer o que gosta. Você precisa mudar o modo como vem comendo as coisas.

E pra te ajudar, separei alguns canais e receitas pra te dar aquela super inspiração. Todos os canais linkados aqui possuem videos maravilhosos e viciantes, de comidas super gostosas, saudáveis e nutritivas, para comer sem culpa!


LEIA TAMBÉM: IG'S DE CULINÁRIA PARA SEGUIR NO INSTAGRAM +
 4 RECEITAS SAUDÁVEIS E FÁCEIS DE FAZER 

Fit Food Brasil 

CHOCOLATE SEM AÇÚCAR CASEIRO 


Canal da Bela 


RECEITAS SAUDÁVEIS: SUCOS E VITAMINAS


Mamãe Vida Saudável 


TORTINHAS DE TAPIOCA COM FRANGO 


Lá no meu perfil do Instagram - aqui - eu tenho postado várias receitas, segue lá pra não perder nenhuma! 

Beeeeeeeeeeeijos! ♥




9 comentários:

  1. Eu faço reeducação alimentar já tem alguns anos e amooo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Eu faço reeducação alimentar na medida do possível. kkkk Eu já seguia muitas das dicas que você deu, aí esse ano passei com uma nutricionista e ela me passou praticamente a mesma dieta que eu já fazia. haha Fiquei feliz em perceber que já tinha sabedoria de pelo menos o básico. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor coisa que a gente poderia ouvir depois que começa esse processo ne? Saber que estamos no caminho certo nos dá ainda mais ânimo pra continuar ♥

      Excluir
  3. Parabéns pelo artigo. Sem dúvidas nenhuma, cuidar da alimentação é muito bom. Além da estética, você fica muito mais saudável e tem menos risco de ficar doente. =D

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Já tentei melhorar minha alimentação maa o hambúrguer fala mais alto pra mim. Haha brincadeiras a parte, quero muito me alimentar melhor. Parabéns pelas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Super completinho seu post, adorei, realmente precisamos crias hábitos mais saudáveis pois sem saúde não temos nada! Adorei seu blog muito legal, parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para comentar!
Críticas, sugestões e elogios são bem-vindos, pois ajudam a tornar o blog melhor para todos! ♥
Maiores informações entre em contato pelo e-mail contatoblogdup@gmail.com.
Muuuuitos beijos pra você e obrigada pela visita! ♥

DIÁRIO DE UM UNIVERSO PARALELO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL